top of page

  Após realizada a pesquisa relativamente à desinformação sobre o cancro de pele nas redes sociais, concluímos que existem bastantes mitos, inverdades e falsas informações a serem partilhadas ativamente nestes meios por diversas pessoas, quer sejam fora da área das ciências, tanto como alguns biólogos e cientistas. Tendo isto em conta, mediante os nossos resultados e metodologia, decidimos escolher o vídeo mostrado acima, que foi postado no Tiktok, e retirado de um podcast postado no youtube, e relacioná-lo com o nosso tema de projeto. Aqui, um biólogo afirma que o protetor solar é um dos maiores erros dermatológicos hoje em dia. Portanto, let’s factcheck.

No vídeo publicado no TikTok pelo utilizador @ncorttes, uma página que publica trechos de diferentes videocasts do Brasil, a 25 de setembro de 2023, é mostrado um excerto do episódio do videocast, publicado no youtube, chamado Inteligência Ltda, gerido por Rogério Vilela, roteirista e comediante. No excerto, emitido a 15 de maio de 2023, Tiago Rocha, biólogo, cientista, nutricionista e palestrante fala sobre o quanto a utilização de protetor solar não seria realmente benéfica ao organismo humano, e que por exemplo, não existe problema em apanhar sol ao meio-dia por uma hora sem utilizar protetor solar. O vídeo tornou-se viral e atingiu cerca de 4,8 milhões visualizações na plataforma Tiktok.

A imagem inicial do vídeo tem escrito a letras grandes “Não use protetor solar antes de ver esse vídeo”, estando escrito na legenda do vídeo viral “A verdade sobre os protetores solar”. O conteúdo também circula no YouTube, em forma de cortes e em episódio completo, e no Instagram.

“Existem 3 raios principais do sol que chegam até nós, falando de UV, ultravioleta” “UVA, UVB e UVC. UVA não passa na terra, não chega na terra. O UVC 30 metros abaixo da terra, ele vai e penetra, e o UVB ele é mais fraco por causa das ondas dele. Quanto mais ele for assim, mais difícil de penetrar no organismo humano. Então o UVC é quase retilíneo, e o UVC é que dá câncer.”, diz o entrevistado.

De acordo com especialistas da clínica Clinifemina e a Dr. Monalisa Nunes, dermatologista, em entrevista ao blog Sallve, concluímos que as afirmações ditas por Tiago Rocha são falsas. A radiação UVA, conhecida como onda longa ou luz negra, é a que mais alcança a Terra, já que quase não é bloqueada pela camada de ozono. 

É a menos prejudicial entre as radiações ultravioletas (UV), contudo, por apresentar um alto poder de penetração cutânea, a exposição prolongada e excessiva pode ocasionar sérios efeitos, um deles o cancro da pele. “A radiação UVA penetra mais profundamente na pele e também está associada ao cancro da pele, além de ser a radiação que causa o envelhecimento precoce da pele", explica a Dra. Monalisa Nunes, dermatologista.

Eu quero usar protetor solar? Sim, mas primeiro tenho que pegar sol, então eu vou lá para a praia e fico uns quarenta minutos, uma hora pegando sol. O melhor sol que tem é o do meio-dia, é o mais intenso do sol. Eu posso pegar sol, posso pegar UVC, posso pegar UVB tranquilamente, porém, não posso ter uma extensão.”, diz Thiago Rocha. A radiação UVB, também denominada de onda média, é a segunda radiação UV mais energética. Ela é parcialmente bloqueada pela camada de ozono, apresentando maior incidência no verão, sendo capaz de provocar vermelhidão e alguns tipos de cancro. Radiação UVC: também nomeada UV curta ou germicida, Trata-se da radiação mais prejudicial aos seres humanos, mas que felizmente é totalmente bloqueada pela camada de ozono.

Protetor Solar: Herói ou Vilão?

Na sequência viral, Thiago Rocha também afirmou que “O cancêr de pele não é só do sol, é uma carência gigantesca de iodo que nós temos”, ao que de acordo com o portal de notícias Gazeta do Povo, podemos concluir que essa afirmação é um pouco dúbia. Recentemente os pesquisadores espanhóis desenvolveram um novo tratamento genético para diferentes tipos de cancro, o de pele, pulmão e cólon, usando iodo radioativo, geralmente aplicado para combater células cancerígenas da tireoide. Mesmo sendo radioativo, o iodo foi utilizado para o tratamento de certas tipologias de cancro, e não é possível afirmar que o cancro de pele pode ter origem na deficiência de iodo. O cancro de pele tem como principais fatores de risco, de acordo com a Liga Portuguesa Contra o Cancro, a radiação UV e exposição solar longa, cicatrizes ou queimaduras na pele, HPV, algumas doenças do foro de pele, e acima de tudo antecedentes familiares de cancro de pele.

O presente vídeo circulou em diversas redes sociais, mas este foi partilhado 83,5 mil vezes e desde o dia 25 de setembro de 2023 até a data presente que estes números cresceram. 30,8 mil pessoas guardaram o vídeo e o alcance chegou às 4,8 milhões de visualizações. Concluímos que esta desinformação atingiu um enorme alcance, alcançando até mesmo 148.1 mil gostos.

Classificamos este conteúdo como ESCALDÃO.

Metodologia

 No decorrer da realização do fact-checking, a equipa “Na Pele da Prevenção” criou um sistema próprio de etiquetas de modo a classificar os resultados da pesquisa, mas especificamente o conteúdo escolhido. Estas etiquetas têm como objetivo identificar e indicar, de forma clara, a veracidade da informação apresentada. A equipa criou 4 etiquetas distintas: Verdadeiro, Sem Protetor, Falso e Escaldão.

Através deste sistema de etiquetas, é possível conferir a veracidade do conteúdo da rede social Tiktok que foi apresentado. Este processo é essencial para evitar que as pessoas sejam induzidas a acreditar em conteúdos que podem conter desinformação e factos não verídicos.

 

  Salientamos que o conteúdo foi verificado e analisado com cuidado pela equipa com base no Debunking, que consiste na análise do grau de veracidade de um conteúdo que foi fabricado por fontes anónimas ou não oficiais de informação, mais especificamente nas redes sociais. A pesquisa foi também realizada utilizando o conceito de keywords, ou seja, a equipa pesquisou nas redes sociais keywords como "cancro da pele", "desinformação cancro", "protetor solar cancro", “mitos cancro de pele”, e analisados os resultados no geral e se coincidiam com o nosso objetivo de pesquisa: encontrar desinformação relativa ao cancro de pele.

Verdadeiro significa que o conteúdo é verídico e confiável

Sem Protetor significa que a informação é verdadeira, mas tem alguns pontos que não são ou pode ser uma informação tirada fora de contexto

Falso significa que a informação não é verdadeira 

Escaldão significa que a informação não só é falsa mas também é considerada uma grande desinformação que pode ser prejudicial para a população, é mais do que uma informação falsa

bottom of page